
Nem tudo é permitido quando se tem gota. Alimentação é uma delas...

A gota é uma doença causada em pacientes com excesso do ácido úrico no organismo.
Sabidamente alguns abusos na dieta destes pacientes podem levar as crises agudas de gota: dor, vemelhidão e dificuldade de movimentação.
Os seguintes alimentos e bebidas estão relacionados a aumento do nível de ácido úrico e por consequência a maior crises:
Álcool
A cerveja é a bebida mais ligada as crises de gota, aumentando o risco em 2.5 vezes. Em pacientes com gota, o seu uso deve ser desencorajado.
Carne vemelha
A purina é base da formação do ácido úrico. A purina de origem animal, sobretudo a carne vermelha, está relacionado as crises de gota. A combinação cerveja e carne aos finais de semana, no típico churrasco brasileiro, talvez não seja uma boa para pacientes graves.
Frutos do mar
Camarões, ostras e carangueijos e demais frutos do mar também são fontes de purina, que quando convertidos, formam ácido úrico.
Apesar de termos listado alguns alimentos "vilões", a ingesta de cerejas, vitamina C, café e peixes parecem modificar o curso da gota, levando a menores números de crises.
Infelizmente, para muitos pacientes, apenas o controle da dieta não é suficiente. A necessidade de medicações para baixar os níveis de ácido úrico como o alopurinol são necessárias. E aí, que tal parar de tratar somente as crises de gota e sim, tratar a causa, lá na raiz do problema? Eu posso te ajudar!
Gabriel Caetano Pereira
Médico Reumatologista
Mestrando em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná
Membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia