O reumatismo é um termo usado para descrever mais de 200 doenças que afetam as articulações, músculos, ligamentos, tendões e ossos de idosos.
Mais conhecido por: Artrite Reumatóide e Osteoartrite. Esses distúrbios afetam a cartilagem e as articulações, causando dor, deformação e limitação de movimento. No entanto, as doenças reumáticas também afetam órgãos internos, como o coração e os rins, e para a maioria delas existe uma base imunológica clara.
Os sintomas do reumatismo variam de acordo com a doença associada, que pode apresentar sintomas como dor nas articulações, especialmente ao longo de seis semanas; vermelhidão, calor e inchaço nas articulações; dificuldade de movimentação e rigidez ao acordar; dor ao estender os braços sobre a cabeça e dor ao levantar os ombros para tocar o pescoço.
A causa do reumatismo está relacionada a fatores genéticos. No entanto, a artrite reumatóide pode ser causada por infecções virais e bacterianas, que podem desencadear desequilíbrios do sistema imunológico quando entram na corrente sanguínea.
Alguns fatores de risco também estão associados ao reumatismo, como ter parentes com a mesma doença, tabagismo (ativo ou passivo), exposição a poluentes à base de sílica, exceto mulheres, pois a doença atinge três vezes mais mulheres do que homens
O tratamento para reumatismo em Maringá depende da doença e do seu estágio de desenvolvimento. O tratamento pode incluir o uso de anti-inflamatórios, cortisona e moduladores inflamatórios (medicamentos que inibem a produção de citocinas - substâncias envolvidas no processo inflamatório).
Pessoas com reumatismo podem apresentar sintomas de ansiedade e depressão. Portanto, além de práticas integrativas como a acupuntura, o tratamento complementar com ansiolíticos e antidepressivos pode ser recomendado.
Para agendar uma consulta com o médico especialista em reumatismo em Maringá, basta entrar em contato com a central de atendimento através do telefone (44)3037-5520 e escolher o melhor dia e horário.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Gabriel Caetano.