Layout do blog

Dieta e fibromialgia. Glúten, vegetariana e afins...

Além das dores, seu intestino te incomoda na fibromialgia? Tem dores tipo cólica? Constipação associado a diarreia? E por tudo isso tentou suspender alguns alimentos e achou que a dor aliviou? Venha saber um pouco mais...


Sintomas intestinais e fibromialgia não é novidade para os médicos reumatologistas que tratam essa síndrome de dor difusa. A fibromialgia é causa frequente de dores abdominais. A síndrome do intestino irritável pode vir acompanhada da síndrome da fibromialgia em muitos pacientes e vice-versa.


Na tentativa desesperada de se achar "culpados"pela fibromialgia, alguns médicos e profissionais da saúde tentam associar algumas alimentações a piora do quadro das dores desses pacientes.


Dieta livre de glúten, vitamina D, probióticos, dieta vegetariana, triptofano, dieta mediterrânea. Mas o que será que a medicina baseada em evidências diz sobre o assunto? Alguns artigos das principais revistas médicas do mundo são contraditórios.


O Glúten está presente em aveia, cevada e trigo. A doença celíaca, ou seja, aqueles que possuem sabidamente auto-anticorpos contra o glúten (anti-transglutaminase, anti gliadina e anti endomísio) não há dúvidas que a dieta deve ser restrita a esses tipos de alimentos. Um estudo tentou comparar pessoas com dieta restritiva ao glúten versus uma dieta de baixa caloria em pacientes com dor crônica. O resultado foi justamente que as 2 se mostraram benéfica... Mas o que isso quer dizer? Que talvez não seja a restrição a um determinado alimento que leva a diminuição das dores mas sim a perda de peso que inevitavelmente uma dieta pode oferecer.


A dieta vegetariana foi comparada em alguns pacientes que faziam uso do tratamento farmacológico amitriptilina. O resultado entre os grupos não se mostrou  igual ou superior , ou seja, não mudou nada nas dores.


Outras dietas como reposição de vitamina D, magnésio, probióticos não obtiveram resultados tão satisfatórios na escala de dor ou outros desfechos que levam a melhora da qualidade de vida do paciente.


Mas enfim, o que isso significa? Talvez algum perfil de pacientes com fibromialgia, com sintomas intestinais marcantes, como síndrome do intestino irritável as restrições dietéticas possam ser úteis e de fato ajudar no controle das dores. Agora, naqueles que pacientes já se privaram de comer esses alimentos e não notou diferença, por quê manter?


Gabriel Caetano Pereira

Médico Reumatologista

Mestrando em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná

Membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia


COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Por Gabriel Caetano 6 de outubro de 2023
Convênios atendidos: mais facilidade para você.
Por Gabriel Caetano 28 de julho de 2023
Afinal, o que uma coisa tem a ver com a outra?
Por Gabriel Caetano 8 de junho de 2023
Nem tudo é permitido quando se tem gota. Alimentação é uma delas...
Por Gabriel Caetano 6 de novembro de 2022
Nomes próximos, mas nada parecido. Entenda!
Por Gabriel Caetano 5 de novembro de 2022
A importância do cálcio
Reumatologista por telemedicina
3 de outubro de 2022
O Dr. Gabriel Caetano é o médico reumatologista que atende pacientes de diversas localidades através de chamadas de vídeo que possibilitam troca de informações médicas, para diagnósticos e tratamentos.
Quando procurar um reumatologista?
3 de outubro de 2022
Recomenda-se procurar um reumatologista anualmente para avaliações clínicas e em casos de manifestações crônicas e sinais inflamatórios, que dificultam a realização de movimentos.
Médico para reumatismo em Maringá
3 de outubro de 2022
O médico para reumatismo em Maringá é o Dr. Gabriel Caetano, médico para consultas, diagnósticos e tratamentos de doenças autoimunes e musculoesqueléticas.
Share by: