Além das dores, seu intestino te incomoda na fibromialgia? Tem dores tipo cólica? Constipação associado a diarreia? E por tudo isso tentou suspender alguns alimentos e achou que a dor aliviou? Venha saber um pouco mais...
Sintomas intestinais e fibromialgia não é novidade para os médicos reumatologistas que tratam essa síndrome de dor difusa. A fibromialgia é causa frequente de dores abdominais. A síndrome do intestino irritável pode vir acompanhada da síndrome da fibromialgia em muitos pacientes e vice-versa.
Na tentativa desesperada de se achar "culpados"pela fibromialgia, alguns médicos e profissionais da saúde tentam associar algumas alimentações a piora do quadro das dores desses pacientes.
Dieta livre de glúten, vitamina D, probióticos, dieta vegetariana, triptofano, dieta mediterrânea. Mas o que será que a medicina baseada em evidências diz sobre o assunto? Alguns artigos das principais revistas médicas do mundo são contraditórios.
O Glúten está presente em aveia, cevada e trigo. A doença celíaca, ou seja, aqueles que possuem sabidamente auto-anticorpos contra o glúten (anti-transglutaminase, anti gliadina e anti endomísio) não há dúvidas que a dieta deve ser restrita a esses tipos de alimentos. Um estudo tentou comparar pessoas com dieta restritiva ao glúten versus uma dieta de baixa caloria em pacientes com dor crônica. O resultado foi justamente que as 2 se mostraram benéfica... Mas o que isso quer dizer? Que talvez não seja a restrição a um determinado alimento que leva a diminuição das dores mas sim a perda de peso que inevitavelmente uma dieta pode oferecer.
A dieta vegetariana foi comparada em alguns pacientes que faziam uso do tratamento farmacológico amitriptilina. O resultado entre os grupos não se mostrou igual ou superior , ou seja, não mudou nada nas dores.
Outras dietas como reposição de vitamina D, magnésio, probióticos não obtiveram resultados tão satisfatórios na escala de dor ou outros desfechos que levam a melhora da qualidade de vida do paciente.
Mas enfim, o que isso significa? Talvez algum perfil de pacientes com fibromialgia, com sintomas intestinais marcantes, como síndrome do intestino irritável as restrições dietéticas possam ser úteis e de fato ajudar no controle das dores. Agora, naqueles que pacientes já se privaram de comer esses alimentos e não notou diferença, por quê manter?
Gabriel Caetano Pereira
Médico Reumatologista
Mestrando em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná
Membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Gabriel Caetano.